14/07/2014

This Land is Mine



Realização, Argumento: Nina Paley
Música: Pat Boone (letra), Ernest Gold (melodia), Andy Williams (interpretação)
País: EUA
Ano: 2012
Duração: 3'


Na sequência das notícias que ultimamente nos têm chegado do conflito israelo-palestiniano, esta animação de Nina Paley invadiu as redes sociais, contando em escassos minutos a história daquela região e as milenares guerras pelo território. Mas a Casa das Curtas quis saber um pouco mais.
Nina Paley explica no seu blog que "This Land Is Mine" é na verdade a última cena de Seder Masochism, a longa-metragem de animação que se encontra a desenvolver. E esta curta-metragem é única cena já pronta. Se não conseguir identificar todos os participantes deste apanhado da história, pode consultar o guia aqui.
A realizadora/ cartoonista/ activista explica ainda que "This Land Is Mine" é uma paródia da música "The Exodus Song", que Paley considera uma banda-sonora do sionismo americano da década de 60 e 70: "Supostamente expressava o direito dos judeus a Israel. Ao colocar a canção na boca de todos os partidos em guerra, eu estou a criticar a canção original", defende.

The Exodus Song, "This Land is Mine"

This land is mine
God gave this land to me

This brave and ancient land to me
And when the morning sun
Reveals her hills and plains
Then I see a land
Where children can run free.

So take my hand
And walk this land with me
And walk this lovely land with me
Tho' I am just a man

When you are by my side

With the help of God
I know I can be strong.

Tho' I am just a man

When you are by my side

With the help of God
I know I can be strong.

To make this land our home

If I must fight

I'll fight to make this land our own.
Until I die this land is mine!

Sem comentários:

Enviar um comentário