26/02/2014

Cuerdas



Realização, Argumento: Pedro Sólis García
Produção: Nicolás Matji
Elenco: Miriam Mártin, Belén Rueda, María Temprado
Música: Víctor Peral Urbina
País: Espanha
Ano: 2013
Duração: 10'
Site oficial: www.cuerdasshort.com

O dia-a-dia da pequena Maria é alterado com a chegada ao orfanato de uma criança muito especial. Em pouco tempo tornam-se os melhores amigos. Uma comovente história vencedora do Goya 2014 para Melhor Curta Metragem de Animação Espanhola, o segundo prémio nesta categoria para Pedro Sólis García, depois de La Bruxa, em 2011.



19/02/2014

Room 8



Realização: James W. Griffiths
Argumento: Geoffrey Fletcher, James W. Griffiths
Produção: Sophie Venner
Elenco: Tom Cullen, Michael Gould, Yuri Klimov, Franc Zalewski
País: Reino Unido, Polónia
Ano: 2013
Duração: 7'

Em Room 8, a imaginação do realizador James W. Griffiths levou-o a contar a história de um prisioneiro que ao descobrir uma caixa mágica depara-se com um segredo que o pode condenar para sempre.

Vencedor do BAFTA para Melhor Curta-Metragem, Room 8 é também um dos cinco filmes finalistas do Bombay Sapphire Imagination Series, cuja proposta era a elaboração de uma curta-metragem a partir de um esboço de argumento (sem quaisquer indicações de cena). E esse argumento foi elaborado por Geoffrey Fletcher, vencedor do Óscar para Melhor Argumento Adaptado pelo filme Precious.


13/02/2014

Vampire Bash



Realizador: António Silva
País: Portugal
Ano: 2012
Duração: 5''

Trabalho vencedor do concurso "Greyscale Gorilla's 5 Second Project" sob o tema "Monster Bash". Sim, tem cinco segundos esta mega curta-metragem. Sigam o link para ver as menções honrosas. Como devem imaginar, o tempo de visualização é bastante reduzido.





11/02/2014

Aningaaq



Realização, Argumento: Jonás Cuarón
Produção: Jonás Cuarón, Nikki Penny, Gabriela Rodriguez
Elenco: Orto Ignatiussen, Sandra Bullock, Lajla Lange
Duração: 7'
País: EUA
Ano: 2013

Esta curta é capaz de ter mais interesse para quem viu o filme Gravidade, um dos nomeados para os Óscares este ano. Por isso toca a ir ver o filme e voltar aqui logo de seguida. Muito resumidamente, Gravidade conta a história de uma missão espacial a 500 km de distância, que não corre como esperado. E o único contacto com a Terra que a personagem Ryan Stone (interpretada por Sandra Bullock) consegue fazer é com Aningaaq, um pescador inuit da Gronelândia. Só não falam a língua um do outro...
Nesta curta-metragem vemos o outro lado da conversa, num trabalho de Jonás Cuarón, co-argumentista de Gravidade ao lado do seu pai Alfonso Cuarón, também realizador do filme.